Paulo Afonso vai receber o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

21/07/2015 10:36:00    Fonte: ASCOM/PMPA

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia vem promovendo desde outubro de 2011 o acesso à mamografia bilateral de rastreio, através do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, destinado a mulheres de 50 a 69 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é nessa faixa etária que ocorre o maior índice de câncer de mama, e se diagnosticados precocemente podem ser tratados, evitando complicações futuras.

De acordo com representantes da SESAB, os desafios do programa são: contribuir de forma complementar com a Rede de Atenção à Saúde, no diagnóstico precoce do câncer; priorizar as Regiões de Saúde/Municípios ainda não contemplados; consolidar a estratégia através do retorno às Regiões de Saúde/Municípios promovendo ciclos de atenção; garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à mamografia bilateral de rastreamento, através da Estratégia Itinerante; ofertar exames para diagnóstico do câncer de mama às mulheres que apresentarem imagens inconclusivas após realização da mamografia de rastreamento na Estratégia Itinerante; encaminhar para o tratamento (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia) na Rede SUS, mulheres com diagnóstico de câncer de mama identificadas na Estratégia Itinerante.

Em Paulo Afonso, o prefeito Anilton Bastos assinou o termo de adesão ao programa nesta segunda-feira, 20 de junho, em solenidade que aconteceu no Auditório Edison Teixeira e contou as presenças de autoridades, como o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra, os secretários Municipais de Saúde, Alexei Vinicius, de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira; de Turismo, Marlos Guerra; de Cultura e Esporte, Jânio Soares; de Serviços Públicos, Paulo Mergulhão e de Educação, Selma Carvalho; a coordenadora técnica do programa, Fátima Tanajura; a delegada regional, Mirela Santana Matos; a delegada titular da DEAM, Lígia Nunes; o comandante do 20º BPM, tenente-coronel Bruno Sturaro; além de vereadores, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias e representantes de diversos segmentos.

“É bom saber que Paulo Afonso foi contemplada com esse programa, que com certeza terá uma abrangência muito grande e com as parcerias das instituições vai atingir seu objetivo. Eu agradeço ao governador Rui Costa e ao secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, por nos permitir mostrar às mulheres pauloafonsinas que quando o câncer é diagnosticado mais cedo é possível tratar, evitando sequelas e permitindo que elas vivam normalmente”, falou o prefeito Anilton Bastos durante a solenidade.

A unidade móvel do programa estará em Paulo Afonso no período de 3 a 19 de agosto, com a previsão de atender a 2100 mulheres com realização de exames de mamografia. Os resultados sairão entre 30 e 40 dias e nos casos positivos as pacientes serão acolhidas pela equipe da Secretaria e farão exames complementares para o tratamento. As equipes das Unidades Básicas já estão sendo treinadas para atender, encaminhar e acompanhar as pacientes desde a triagem até a realização do exame.

O secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius descreveu a vinda do programa como mais uma vitória das mulheres pauloafonsinas: “Estou feliz porque Paulo Afonso é o primeiro município do Norte da Bahia a receber esse programa, que é mais uma vitória, especialmente para as mulheres. Tenho certeza de que todas ficarão deslumbradas com sua grandeza e importância”, comentou.

Fotos

Palavras-Chave Câncer de mama



Última atualização: 22/01/2019 01:13